Prefeitura de Guaporema apresenta Reserva Particular do Patrimônio Natural

Publicado em: 01/04/2022 08:00 | Fonte/Agência: departamento de comunicação

A Prefeitura Municipal de Guaporema, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, tem o prazer de apresentar aos seus munícipes, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) - Paraguaçu. Localizada em nosso município, na qual conta com uma área de 104,89 hectares de mata nativa.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Paraguaçu foi criada em 2002, como uma estratégia de promover a conservação da natureza por meio de áreas protegidas através da iniciativa público-privada. Segundo o Diretor do Departamento de Meio Ambiente Gemmy de Gasperin, além de preservar belezas cênicas e um ambiente histórico, as RPPNs assumem, cada vez mais, a importância de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, formações de corredores ecológicos, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros fatores.

“Hoje, temos uma área municipal cadastrada com grande potencial ecológico, e nosso próximo passo, é implementarmos um plano de manejo para que possamos quem sabe um dia fazer desta reserva um parque para visitação, pesquisas, potencializando ainda mais sua importância social, nos aspectos ambientais e tributários”. Explicou Gemmy!

A criação de RPPNs municipais representa um grande avanço para o município na conservação ambiental, além também de possibilitar o aumento da arrecadação financeira na política do ICMS ecológico. Apresentam vantagens tanto para o meio ambiente quanto para seus proprietários, de modo que além de garantir a manutenção do meio ambiente para as futuras gerações, os proprietários têm vários benefícios como descontos em impostos, pagamentos por serviços ambientais, entre outros”.