No dia 29 de setembro foi realizado na cidade de Rondon/Pr o V FESQUETI (Festival de Teatro do Vale do Ivaí).

 

Publicado em: 26/10/2023 09:35 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

No dia 29 de setembro foi realizado na cidade de Rondon/Pr o V FESQUETI (Festival de Teatro do Vale do Ivaí). E nossa Cidade mais uma vez participou representando e prestigiando os demais trabalhos de cidades vizinhas.

O Núcleo de Artes Cênicas da Cultura de Guaporema representado por alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato; e alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busato CEAB, foram espetaculares representaram muito bem o município, abrilhantando a classe Cultural nos deixando encantados.

Na oportunidade nossa cidade apresentou cinco trabalhos entre peças e esquetes teatrais, conquistando dois prêmios se destacando em suas categorias

1º. Lugar Feminino melhor atriz - Categoria esquetes dos 07 aos 10 anos: Ana Júlia Miranda - Grupo de Artes Cênicas de Guaporema. Esquete: Cinderela.

2º. Lugar Feminino melhor atriz - Categoria esquetes dos 11 aos 16 anos: Eloise Zolin Ciarini – Projeto Teatro Colégio Estadual Arnaldo Busato - Guaporema - Professora Fernanda Cândico. Esquete: A carta.

Todos alunos que participam desse projeto ganham muito mais que premiações pois aprendem melhor sobre comunicação verbal, linguagem corporal, desenvolvimento de expressão e da comunicação, respeito pelos papéis uns dos outros, capacidade de crítica construtiva , autoconhecimento, maior interação entre alunos, estímulo à leitura e à responsabilidade, desenvolve muito mais sua autonomia, estimulando o cognitivo a observação, o lúdico e a imaginação.

Contudo o teatro além de ser uma forma de diversão também ajuda os alunos a lidarem melhor com as questões do cotidiano, a atividade dá a oportunidade aos estudantes de interpretar personagens com personalidades e vidas diferentes da sua realidade, vivenciando histórias, aumentando a inclusão amizade e respeito.

Todos orientados e acompanhados pelos professores Rosângela Galindo, Rogerio Melo da companhia de Teatro a Cúpula de São Manoel do Paraná, e Departamento de Cultura.

Nossos parabéns a todos os atores e atrizes do município de Guaporema. Viva o teatro!

Imagens